segunda-feira, 3 de maio de 2010

Novas ferramentas de comunicação

Srs. Pais, queridos alunos e amigos internautas

O nosso século, dentre tantas inovações e transformações, pode ser caracterizado por um setor que a cada dia cresce mais velozmente: o da comunicação. Sem enfatizar os seus malefícios, que por sinal existem consideravelmente quando utilizadas de maneira irresponsável, as novas tecnologias comunicacionais tem traçado um novo perfil de relações interpessoais, encurtando distâncias e driblando o pouco tempo que temos dados os inúmeros compromissos que acumulamos em nosso dia-a-dia. Percebendo os aspectos positivos dessas evoluções, compreendemos que também o ambiente educacional deve lançar mão desses “web espaços”, o que poderá proporcionar maior envolvimento dos alunos e rapidez em nossas comunicações institucionais.

Sendo assim, gostaria de revelá-los a nossa intenção de a cada dia tornarmos a internet a nossa principal ferramenta de comunicação. Para os alunos, uma crescente utilização do nosso site, que em breve se tornará um portal de conteúdos, um verdadeiro Ambiente Virtual de Aprendizagem, e para os pais, um poderoso instrumento de comunicação com o colégio, além de um portfólio, ou seja, um caderno de registros acerca dos nossos trabalhos. Tudo de forma rápida, barata e ecológica.

Alguns passos demos em direção a este objetivo: o melhoramento do layout do site, com conteúdos para download; os blogs dos coordenadores, onde podem ser identificadas todas as comunicações impressas enviadas, além de relatos de experiências; a ferramenta “fale comigo”, por meio da qual é possível enviar e-mail para os coordenadores de maneira um tanto simples; a publicação do boletim on-line, facilitando o acesso aos resultados de rendimento dos filhos aos pais, de maneira segura e objetiva; e agora, mais uma forma efetiva de relacionamento virtual: o chat de atendimento ao vivo. No menu “fale comigo”, ao clicar no ícone “Live Support”, você escolhe com qual setor do Colégio deseja conversar, aciona uma conversa e se a pessoa desejada estiver on line, imediatamente você é atendido, podendo acionar recursos de áudio e vídeo, além de trocar arquivos. No meu caso, já tenho agenda de atendimento publicada no “mural de recados”. Em breve estes horários serão ampliados. Também os professores, disponibilizarão horários para atender os pais e os alunos, dando verdadeiras aulas particulares, tirando dúvidas e aprofundando estudos. Anuncio, entretanto, que em breve lançaremos nosso portal “lourdestv”, um “ciberespaço” que aos poucos está sendo concluído, uma vez que pretende ser um site rico em conteúdos produzidos por nós mesmos, com programas interdisciplinares, aulas introdutórias e de reforço, materiais complementares em formato de texto, slide, vídeo e áudio, além da possibilidade de postagem de trabalhos e mais... tudo feito de forma que poderemos controlar quem acessa, que páginas visitam, que horas e quanto tempo permanecem no site, exibição de comentários aos vídeos, sendo que cada família terá o seu número de usuário e senha, o que garante um acesso restrito e de confiança.

Saliento, por fim, o convite à interação on line via Live Support . Saibam que tudo tem sido feito de forma cuidadosa e muito bem elaborada. Nosso desejo é atendê-los com excelência e qualidade, humanizando nossas relações, como é nossa característica enquanto “jeito piedade de educar”.
Desejo a todos um bom uso desses novos recursos e disponho-me a atendê-los em quaisquer necessidades.

Atenciosamente,

Lucas dos Santos Carvalho.

Um comentário:

Amojacy Ferreira disse...

Professor Lucas, parabéns pela iniciativa de interação e comunicação on line com a comunidade escolar. É perceptível o compromisso com a educação de qualidade. Parabénsssssss!