sexta-feira, 14 de maio de 2010

NOVIDADES ENEM 2010

SISU 2010
Atualizado: 11/05/2010

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona alunos para as Universidades Federais, tendo como base a nota do Enem, ganhou novas regras.

Segundo a Secretária de Educação Superior do Mec, Maria Paula Dallari Bucci, a adesão das Instituições de Ensino Superior deve começar ainda em maio.

Para os alunos que forem usar a nota do Enem 2009, haverá apenas uma rodada de inscrições, entre os dias 10 e 14 de junho e o aluno poderá fazer até duas opções de curso e de Instituição de Ensino Superior.

Na sequência, serão divulgadas 3 chamadas subsequentes; aquele aluno que aparece na primeira chamada, não aparecerá na segunda (caso não tenha efetivado a matrícula - ele será excluído do Sistema).

As matarículas para os alunos aprovados na primeira chamada ocorrerá nos dias 21 e 22 de junho.

Neste mesmo período estarão abertas as inscrições para o ProUni.

Nova data para o ENEM
Atualizado em: 08/05/2010

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será nos dias 6 e 7 de novembro, depois dos dois turnos das eleições. Segundo o ministro, faltava apenas a confirmação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ministério da Educação (MEC) e o Inep confirmaram a nova data para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), previsto inicialmente para 7 de novembro. Haddad disse esperar que o resultado do Enem saia na primeira semana de janeiro de 2011.

Com essa data, o resultado das provas deve estar disponível na primeira semana de janeiro para ser usado por instituições públicas de ensino superior como forma de ingresso. Em 2009, 51 aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ofereceu 47,9 mil vagas.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2010 já estava marcado para o primeiro fim de semana de novembro e, devido ao Enem, foi adiado.

No ano passado, a realização do Enem foi prejudicada devido ao vazamento da prova e o adiamento da data de realização, que alterou o calendário de vestibulares em todo o país. Cinco homens foram indiciados pelo roubo da prova.

A expectativa é que neste ano cerca de 6 milhões de estudantes fazem o Enem. No ano passado, 4,2 milhões se inscreveram e 2,5 milhões fizeram a prova.


Três línguas estrangeiras
Os estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano terão mais uma novidade pela frente. O MEC já definiu que a edição de 2010 terá três línguas estrangeiras: inglês, espanhol e francês.

Ainda não foi divulgada a quantidade de questões, mas provavelmente os candidatos poderão optar por uma das três línguas, a exemplo do que acontece em vestibulares.

A ausência das questões de língua estrangeira no exame passado foi motivo de críticas dos estudantes, que também podem ficar apreensivos com a nova informação. Mas o MEC assegura que o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o chamado “sistema antichute”, vai minimizar a diferença do grau de dificuldade entre as provas.

FONTE: http://www.vestibulandoweb.com.br. Acessado em 14/05/10.