sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Srs. Pais, Responsáveis, Alunos, Irmãs, Funcionários e Professores do Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Por tudo dai graças...

    Estamos chegando a mais um fim de ano. No término de nossas atividades escolares as palavras que devem ecoar dentro de nós são: gratidão, avaliação e planejamento. Gratidão a Deus pelo dom do trabalho e por sua diária providência que nos proporcionou crescimento e a chance de nos amarmos um pouco mais. Gratidão àqueles que estiveram ao nosso lado, abraçando conosco este projeto de educação. Gratidão a cada família que acreditou em nosso Colégio e com ele se irmanou, auxiliando na melhoria da qualidade do ensino, sendo o suporte necessário para que nosso trabalho de colaboração no processo formativo de seus filhos acontecesse.
    Contudo, é momento de avaliarmos nossas atitudes, resultados e processos.  Reforçarmos o que deu certo e corrigirmos o que deixou a desejar, uma vez que, apesar de sermos propensos ao erro – por sermos humanos – queremos acertar sempre, visando um pleno desenvolvimento de cada pessoa envolvida nessa comunidade escolar.
    Entretanto, acredito que a melhor forma de fecharmos este ciclo de trabalho é dispormo-nos a um novo planejamento, visando excelência no ensino, eficiência na aprendizagem, otimização de nossas relações e uma formação humana cada vez mais fundamentada nos valores cristãos.
    Queremos no próximo ano aprimorar ainda mais nossos instrumentos de comunicação e interação, fortalecer os projetos pedagógicos que realizamos com muito sucesso e introduzir outros que tornem nossas aulas ainda mais produtivas, desenvolvendo em nossos alunos o senso de pesquisa, a capacidade leitora e o raciocínio lógico. Por meio dessas três vertentes, com certeza desenvolveremos habilidades e competências necessárias para a resolução de problemas acadêmicos e sociais.
    Por fim, quero ressaltar nossa disponibilidade em ouvi-los e aprofundarmos essa parceria sólida que praticamos ao longo de mais esse ano. Tenho certeza de que 2011 será uma ano ainda melhor, uma vez que 2010 nos proporcionou importantes aprimoramentos e inserções tecnológicas de ensino e aprendizagem que nos impulsionaram rumo a uma dinamicidade diferente na vida de nosso Colégio. Com este olhar para o futuro, espero que todos comunguem de nossa alegria. Queremos cantar juntos, inspirados pelo Apóstolo Paulo: “Por tudo dai graças, por tudo dai graças, por tudo dai graças, dai graças!”
    Faltando-me palavras para expressar toda a gratidão e alegria que sentimos, desejo a todos um Natal abençoado e verdadeiro: não aquele de glutonarias e bebedeiras, mas de paz, partilha, unidade, oração, crescimento e amor... muito amor.
    “Nasça Jesus, te pedimos, no seio de nossas famílias, a fim de que como Maria, sua mãe e nossa, possamos gerar-te ao mundo, tornando-o um lugar melhor de se viver, onde Vosso Reino – que também é nosso – se instaure definitivamente. Unidos num só coração, te pedimos: Vem, Senhor Jesus!”
    Em nome de toda a Equipe Lourdina, desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo iluminado.


Lucas dos Santos Carvalho
Coord. EFII e EM