terça-feira, 15 de junho de 2010

Para repensar nossos valores em Educação


Antene-se!



Somos profissionais! Esta verdade tem de nos tocar. Nós somos profissionais! E profissionais do século XXI. O que isso poderia nos significar? Somos profissionais. Enquanto tais, devemos estar antenados às exigências de nosso tempo, objetivando sempre resultados melhores. Também somos vocacionados à Educação. Isso é algo que ultrapassa a medida dos valores dos contratos. Vem de dentro. É do coração. Por causa dessas nossas duas dimensões, não nos importa se até aqui fizemos bem feito o nosso trabalho, é preciso fazermos melhor. Nossos alunos necessitam de preparação acadêmica adequada e atualizada para se colocarem bem nos espaços que vierem a concorrer, até mesmo aqueles menos interessados. O desafio é sabermos que nossa parte ficou muito bem feita e que cada dia estamos nos transformando. Não é necessário transgredir nossos valores e paradigmas, mas é urgente atualizarmos nossos saberes, práticas e técnicas a fim de obtermos um exato feedback sobre nosso trabalho à medida que nossos alunos forem contados entre os melhores da sociedade, como pessoas e como profissionais, principalmente porque essas duas faces se complementam.



Não podemos pedir aos nossos alunos estarem atentos às notícias e informações que circulam em nossos meio se nós não estamos antenados. Não podemos pedir acesso inteligente à internet se não conhecemos a imensidão de recursos que ela nos oferece. Não podemos exigir leitura de clássicos aos nossos alunos se nós mesmos não os lemos. Não podemos pedir atenção aos nossos alunos se nós mesmos não a temos. E pontualidade então, pense quando seu aluno atrasa para entregar um trabalho... todo seu esquema de correção e avaliação se descontrói! Pense nisso... Pense... Reflita... A Educação só vai mudar de fato e não só nas teorias quando nós Educadores abrirmo-nos à dura realidade de que ela passa primeiramente por nossas mãos, profissionais do século XXI, vocacionados ao à linda missão de ensinar.



Pense nisso!


“Eu acredito que educação gira em torno de estar entusiasmado com algo. Ver paixão e entusiasmo ajuda a divulgar uma mensagem educacional” (Steve Irwin).



“No entanto, qualquer que seja o ponto a que tenhamos chegado, continuemos na mesma direção” (Fil 3,16).


"A educação como prática da liberdade, ao contrário daquela que é a prática da dominação, implica a negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim também a negação do mundo como uma realidade ausente dos homens”. (Paulo Freire)

Lucas Carvalho.