quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projeto Torneio de Matemática 2010


O torneio de matemática do Lourdes, no seu terceiro ano consecutivo, traz no ano de 2010 uma forma avaliativa diferenciada: além de buscarmos resultados concretos baseados na prática do raciocínio e na solução de problemas, proporcionamos um aprimoramento apoiado na disciplina de ciências a qual tem a matemática como ferramenta básica para a criação, diferenciação e solução das propostas de trabalho.

A primeira etapa desenvolvida no primeiro semestre, constou de questões de raciocínio lógico, próprias de desafios matemáticos, também trabalhados em sala de aula. 
A segunda etapa, inovadora, contou com a associação da disciplina de ciências: alunos da quinta e sexta série desenvolveram projetos arquitetônicos e paisagísticos, trabalhando escalas, razões, geometria, procurando nas ciências formas sustentáveis baseadas na ecologia para plantio de árvores, canteiros e jardins.

As turmas de sétima e oitava série desenvolveram projetos de engenharia na construção de pontes de palitos de picolé, trabalhando conceitos de geometria, como ângulos e relações de triângulo, associados aos conhecimentos de ciências (Física), como força, pressão, trabalho e potência, conferindo testes de resistência das pontes.

As avaliações dos projetos paisagísticos ficaram a cargo de votação dos demais alunos do colégio. Já o teste de resistência das pontes foi a atração mais esperada, pois cada ponte era aferida quanto à sua resistência, avaliando a precisão das construções.

A terceira etapa será em novembro quando os alunos finalizarão seus trabalhos e testes de conhecimentos em uma prova final com problemas de raciocínio, envolvendo questões matemáticas abordadas na física.

A proposta futura dos torneios de matemática será de apoiarmos os conhecimentos matemáticos nas demais disciplinas do conteúdo curricular do ensino fundamental, fortalecendo a dimensão lógico-formal e, acima de tudo, solidificar a base de conhecimentos gerais de cada aluno e sua bagagem de informações necessárias para um bom aproveitamento no Ensino Médio e exigências do ENEM, além de desmistificar a idéia errônea da dificuldade das disciplinas exatas.

Prof. Rodrigo Pádua – Matemática, 5ª e 6ª séries e Ciências, 8ª série
Prof. Helton Teixeira – Matemática e Geometria, 7ª e 8ª séries