terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Agradecer, planejar, celebrar!

Circular 11/2009.
Lavras, 30 de novembro de 2009.

Srs. Pais ou Responsáveis

Estamos nos aproximando do final de mais um ano. É momento de louvarmos e agradecermos a Deus por todos os benefícios que Ele nos concedeu e pela certa oportunidade que sempre nos dá de recomeçarmos e fazermos melhor aquilo que não ficou segundo a Sua vontade.
É tempo de avaliar. Olhar para trás e conseguir reconhecer falhas é uma atitude amadurecida do ser humano diante da vida, pois estamos todos propensos ao erro, mesmo que às vezes desejamos fazer o correto, exercitar o bem. Contudo, é inútil fazê-lo se isto não nos abrir uma nova perspectiva, novos projetos, com a certeza de que somos capazes de sermos mais coerentes àquilo que divinamente fomos feitos, imagem e semelhança d’Aquele que nos criou.
Ao avaliar, percebemos também acertos, inúmeros, como um olhar de carinho dirigido ao outro, uma palavra de conforto para aquele que sofre, uma mão amiga àquele que caiu, um abraço acolhedor ao que está sozinho, um ato de gratidão àquele que conosco colaborou.
É assim que nos encontramos... humanizados! Gratos a Deus, cientes de erros, abertos ao novo e cheios de alegria por sentirmos que o trabalho a que nos propomos nesta casa de ensino, juntamente com as famílias que tanto contribuíram com esta caminhada, está sendo cumprido com exímio empenho de todos.
Procuramos ao longo do ano acompanhar de perto o rendimento de nossos alunos, bem como a formação humana de cada um deles; realizamos projetos nas diversas áreas de conhecimento; estreitamos nossa relação através de encontros pessoais, reuniões, circulares e via site; participamos de concursos e torneios além dos jogos estudantis da Congregação em Brasília; excursões, Celebrações Eucarísticas e momentos de espiritualidade; simulados e momentos diferenciados de aquisição de conhecimento; encaminhamentos de sucesso às áreas de psicologia, psicopedagogia e reforço escolar; e mais tantas outras atividades experienciadas por nós que estamos diretamente envolvidos no processo formativo de nossos alunos, seus filhos.
Para o ano que vem temos muitas expectativas e projetos, dentre eles a WebAula, um apoio aos estudos via internet que o aluno poderá acessar em qualquer lugar e a qualquer hora, reestudando a matéria dada, aprofundando um tema, assistindo uma correção de exercício, baixando atividades e muito mais.
Para este final de bimestre, em que as provas finais já estão em andamento conforme programação enviada por meio de seus filhos, reafirmamos o propósito da atenção personalizada a todos e, por isso, disponho-me a tende-los de 7h15min às 12h, de segunda a sexta, para juntos direcionarmos este término a fim de que obtenhamos os melhores resultados referentes ao esforço dos nossos trabalhos. Informamos que o último dia letivo será 11 de dezembro, sendo que neste dia realizaremos o Conselho de Classe, portanto não haverá atividades em sala de aula. As recuperações (trabalho no valor de 30 pontos e prova no valor de 70) serão de 14 a 18 de dezembro, sendo que nos dias 14 e 15 os professores estarão disponíveis para atender individualmente ou em pequenos grupos os alunos que necessitarem. Os boletins poderão ser retirados na secretaria sexta-feira, dia 11, a partir das 14h, juntamente com a programação da recuperação. Os trabalhos deverão ser entregues no dia da prova para o aplicador. As notas finais dos alunos em recuperação serão divulgadas dia 21, a partir das 14h, na secretaria. Lembramos ainda que a partir de 1º de dezembro não teremos aulas, somente aplicação de provas.
Finalizando, gostaria de agradecer a cada um pessoalmente com um abraço, porém, não podendo, o faço por meio das palavras ternas de nosso querido fundador, Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, desejando a todos um santo Natal e uma passagem de ano abençoada, na expectativa de que 2010 será um ano ainda melhor para todos nós, com muita paz, saúde e realização.
Que Deus e Nossa Senhora de Lourdes nos abençoe.

“Maria Santíssima, contraindo para conosco aquela espiritual maternidade, não tem
cessado um só instante de velar sobre nós.” (Mons. Domingos E. Pinheiro)

Paz e bem!

Lucas dos Santos Carvalho
Coordenação Pedagógica EFII e EM

Nenhum comentário: