segunda-feira, 13 de abril de 2009

PROVAS BIMESTRAIS - 1º bimestre de 2009

Circular 01/09

Lavras, 08 de abril de 2009.

Srs. Pais ou responsáveis,
Avaliar é atitude de quem é suficientemente maduro para comemorar sucessos, encarar fracassos, analisá-los e superá-los. De certa forma, o ato de avaliar circunscreve-se entre as práticas que nos tornam mais humanizados, já que o ser humano que de fato o é, é aquele tem parâmetros para ver, julgar, agir e avaliar.
Na esfera escolar, devido cargas históricas provindas do militarismo, a avaliação costuma ser vista como um infortúnio, uma desnecessidade. Entretanto, sabemos que se o enfoque avaliativo for humanizado assim como as práticas diárias dentro da sala de aula, avaliar passa a ser um referencial indispensável para a projeção de nosso trabalho e para o planejamento de futuro para os nossos alunos.
Em nosso Colégio, lançamos mão de instrumentos avaliativos que consideramos justos e ao mesmo tempo exigentes, a fim de que a qualidade de nosso ensino seja cada dia superior. De maneira geral, salvaguardadas as exceções, seguimos o esquema: rendimento em sala, observando a participação na execução dos deveres de casa e atividades intraclasse: 3 pontos; trabalhos e pesquisas orientadas pelos professores: 3 pontos; prova sobre os conteúdos mensais: 7 pontos; prova bimestral: 12 pontos.
As provas mensais já foram realizadas e corrigidas. Favor acompanhar as notas obtidas, pois sempre é bom buscar melhoramentos o quanto antes, inclusive se tiver ocorrido notas vermelhas gostaria de convidá-los para uma conversa, a fim de buscarmos soluções eficazes para a aprendizagem.
Agora estamos às portas das Provas Bimestrais, instrumento avaliativo que visa colocar o aluno em contato com os conteúdos estudados, identificar as falhas na aprendizagem e saná-las. Para que obtenham sucesso, gostaria de pedir que orientem seus filhos para estudarem bastante, estabelecendo horários, procurando não ter interferências de terceiros como mp3, computador, tv etc., a fim de que se concentrem nas matérias e exercícios previamente marcados pelo professor, além de incentivar a participação nas aulas.
Aproveito para adiantar a data de nossa reunião pedagógica, a fim de que a agendem com antecedência. Será dia 11 de maio, às 19h, aqui no Colégio. Nela refletiremos sobre questões importantes para a formação dos filhos e orientação para os estudos, além de possibilitar contato direto com os professores. Nesta ocasião entregaremos os boletins dos alunos que perderem média no bimestre.
Apesar de já ser do conhecimento de seus filhos, envio o cronograma das provas bimestrais para que acompanhem as atividades deste importante período. Este material também está disponível no site www.colegiodelourdes.com.
Sem mais para o momento, coloco-me à disposição e peço as bênçãos de Deus sobre sua família.
Atenciosamente,
Lucas dos Santos Carvalho.
Coordenador Pedagógico EFII e EM

Nenhum comentário: